terça-feira, 7 de outubro de 2008

Fim da Polêmica do Centro de Investigação da Fundação Champalimaud em Lisboa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa sublinhou, este domingo, que a construção do centro de investigação da Fundação Champalimaud na parte ribeirinha de Pedrouços vai ser «altamente benéfica» para a capital, antecipando críticas à obra naquela zona da cidade.

«Antecipo que iremos ser todos muito criticados. Os velhos do Restelo não se vão embora. O que é preciso é continuar a haver a ambição dos Gamas», disse António Costa na cerimónia de arranque das obras do centro, que se situa num lugar simbólico, de onde os portugueses partiram para os Descobrimentos.

O autarca admitiu que, inicialmente, os responsáveis da Câmara se «assustaram» com a ideia de construir um edifício à beira Tejo, que obrigou à suspensão do Plano Director Municipal (PDM).

De acordo com o projecto do centro, metade da área vai ser de espaço livre para os cidadãos, onde vão ser construídos jardins.

O primeiro-ministro, também presente na cerimónia, considerou que o centro vai dar um contributo para «transformar Lisboa e Portugal numa cidade e num país mais cosmopolita e mais abertos às tendências internacionais».

«Ao iniciarmos a construção de um centro de investigação» num aniversário da implementação da República, «estamos a homenagear o ideal da valorização da instrução, como os primeiros republicanos sempre valorizaram», disse José Sócrates.

Com esta obra, a Fundação Champalimaud pretende criar um centro de investigação científica de referência, que garanta as condições ideias para que investigadores e académicos nacionais e estrangeiros desenvolvam projectos com aplicação clínica na área das neurociências e da oncologia.

Na apresentação da obra, o arquitecto Charles Correa sintetizou os seus objectivos: «Queremos envolver a cidade e pôr as pessoas a pensar no que se passou aqui nesta zona, na história portuguesa».

O centro de investigação, que dará emprego a cerca de 700 pessoas, deve estar concluído dentro de dois anos, nas comemorações do centenário da República.

Fonte: http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1022541

Desça mais um pouco e vá até a página oficial, faça uma visita virtual ao centro que promete ser um sucesso!!!


lugar do conhecimento

ciência, tecnologia e muito mais…

Centro de Investigação da Fundação Champalimaud Outubro 6, 2008

Foi ontem lançada a primeira pedra do futuro Centro de Investigação da Fundação Champalimaud. Trata-se de uma unidade de investigação direccionada para a área da oncologia e neurociências em que se pretende que trabalhem os melhores cientistas das áreas referidas a nível mundial. O Centro Champalimaud ficará implantado num terreno de 60.000m2 na zona ribeirinha perto da Torre de Belém.

Página Oficial do Centro de Investigação AQUI

Visita Virtual AQUI

Notícia SIC AQUI

……


Leave a Reply

Um comentário:

  1. Margareth,

    Este centro será um importante local de investigação,esta fundação Champalimaud tem esse objectivo,conforme o desejo testamental de seu fundador.
    Centenas de milhões foram assim disponibilizadas para a Leonor Beleza administrar na luta cientifica de investigar as doenças e seus tratamento.

    Um video que revela a sua beleza,bem loclizado ele,numa zona nobre de Lisboa,que será um pólo de destaque a nível internacional de certeza.

    Abraço amiga,
    joao

    ResponderExcluir

Muito obrigada por sua visita! Enriqueça o espaço dessa procura, contribua com sua reflexão.
Ao selecionar o perfil, escolha "nome/url". Preencha seu nome e deixe o campo "url" em branco, caso não possua site ou blog.Saudações!