quarta-feira, 5 de novembro de 2008

O que deixaremos para as crianças do futuro?




Na Eco-92 , Severn Suzuki comoveu a todos com seu discurso, até hoje quando assisto, não consigo conter minhas lágrimas, principalmente, porque assustadoramente, tudo que ela denunciou, está cada vez mais grave e seu alerta, tão contundente, tão sofrido e corajoso permanece sem resposta.


Precisamos urgente encontrar essa menina e seu grupo, não há mais tempo para tornar a infância dela e de sua geração mais tranqüila, pois hoje, passados 16 anos Severn Suzuki e seus amigos, têm em torno de 28 anos, e possivelmente, já tenham filhos.


Faz muito tempo que a procuro na internet sem sucesso, gostaria de pedir aos amigos que me ajudassem a encontrá-la, para dizer a ela que conta comigo e com toda certeza com todos vocês, para juntos construirmos soluções. O planeta precisa de muitas Severns Suzukis, para conter a avassaladora e absurda destruição e abandono do homem pelo homem. Quando se destrói a própria morada, que mais esperar da humanidade? Quando os dirigentes máximos dos países representados na Eco-92 não tiveram a sensibilidade de criar uma Lei Severn Suzuki de Consciência Planetária, para implementar ações por ela apontadas como emergenciais, o que mais esperar dos organismos oficiais?


Cabe a cada um de nós, colocarmos todo nosso coração e empenho em nos unir a ela e a todos que acreditam num mundo melhor, e ir fazendo o trabalho de formiga onde quer que estejamos da melhor forma que pudermos. Basta sermos capazes de conceber que é possível!!!




Do irreal resulta a impotência; o que não somos capazes de conceber não podemos dominar.



Wilhem Reich




Foto: Eslwinshot - Filipinas

Aos nossos filhos

Composição: Ivan Lins/Vitor Martins

Perdoem a cara amarrada
Perdoem a falta de abraço
Perdoem a falta de espaço
Os dia eram assim

Perdoem por tantos perigos
Perdoem a falta de abrigo
Perdoem a falta de amigo
Os dias eram assim

Perdoem a falta de folhas
Perdoem a falta de ar

Perdoem a falta de escolha
Os dias eram assim

E quando passarem a limpo
E quando cortarem os laços
E quando soltarem os cintos
Façam a festa por mim


E quando lavarem a mágoa

E quando lavarem a alma
E quando lavarem a água

Lavem os olhos por mim

E quando brotarem as flores
E quando crescerem as matas

E quando colherem os frutos
Digam o gosto pra mim!

Digam o gosto pra mim!







Foto: Zerega - Síria


11 comentários:

  1. O discurso de Severn Suzuki há 16 anos atrás na ECO-92 é emocionante e me levou às lágrimas. Infelizmente as ações daquela agenda até hoje não foram implementadas. Países ricos continuam a poluir a terra, o ar está insuportável, o aquecimento global é fato e começa a dar sinais de que as coisas não estão bem. As palavras da criança indignada e preocupada com sua geração não ecoaram nas cabeças dos nossos dirigentes. Cabe apenas ao cidadão fazer a sua parte, seja reciclando, seja cuidando para não poluir. Só Deus salva este planeta.
    Abraços
    Jorge

    ResponderExcluir
  2. Olá Meg
    Encontrei esse link, falando sobre Severn Suzuki, atualmente com 27 anos e defensora do meio-ambiente:
    http://www2.camara.gov.br/programas/ecocamara/noticias/os-caminhos-de-severn-suzuki-passam-por-aqui

    ResponderExcluir
  3. Margareth,

    Palavras inocentes que emocionam aqueles que tem sensibilidade,grandes verdades que ainda são recordadas hoje...
    Conheci esse video há alguns anos atrás e fiquei como a maioria sensibilizado e preocupado agora por ver que tudo está igual ou pior.
    Acho que li algo sobre ela,Severn Suzuki,que estava bem na vida,penso que com filhos e em alguma organização...mas não lembro-me de mais.

    Acho que discursos destes na actual ONU talvez não tenham o mesmo impacto,as pessoas são mais cínicas e indiferentes,basta ver que o mundo em muitos aspectos não melhorou...

    Mas o que importa somos nós,nas vontades em querer e actuar para que esta realidade siga noutra direcção.

    Abraço amiga,
    joao

    ResponderExcluir
  4. Vi no sistema de comentários que tem um link que dá notícias, legal a sua preocupação.

    Adorei a imagem que ilustra o post. bjos

    ResponderExcluir
  5. Meglee,
    felizmente ela deu a partida para um movimento que hoje ganha corpo,a situação é precária,porém graças á ela conseguimos um Norte,sabemos por onde devemos caminhar,temos aqui na net uma ferramenta de grande poder que vem crescendo de forma avassaladora,e crescerá muito mais até que nossos gritos sejam ouvidos,e seven Suzuki sempre será lembrada,como Martin Luther King foi por Obama,por isso que cada vez mais acredito que tem jeito,depende de nós.
    Um forte abraço,amiga.

    ResponderExcluir
  6. Animalizou... Pra não dizer um palavrão... Leva as lágrimas mesmo... Isso precisava passar diariamente na televisão... Eu tinha 15 anos na época... Foi quando comecei a me tocar do mundo em que vivia... Estudava na ETE Getúlio Vargas... Ô Saudades...

    Quanto ao mundo, realmente, ele está acbando... Não há futuro.

    ResponderExcluir
  7. As crianças de hoje já vem com conhecimento do que precisa ser feito pelo planeta. A nossa geração não tinha isso e utiliza esse fato para justificar a indiferença em relação a todos problemas.

    Eu acredito que esta geração que está vindo, vai conseguir dar a volta por cima.

    Deixa eu te perguntar. Qual a origem do seu sobrenome "Bravo"?

    Minha avó materna era Bravo!

    ResponderExcluir
  8. http://www.youtube.com/watch?v=QXGwqbI37Ks&feature=related

    ResponderExcluir
  9. Olá Iara!!
    Muito obrigada por sua visita e contribuição.
    Estou providenciando a tradução e pedi a uma amiga que crie as legendas para eu possa publicar aqui o vídeo que você compartilhou.
    um carinhoso abraço

    ResponderExcluir

Muito obrigada por sua visita! Enriqueça o espaço dessa procura, contribua com sua reflexão.
Ao selecionar o perfil, escolha "nome/url". Preencha seu nome e deixe o campo "url" em branco, caso não possua site ou blog.Saudações!