quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Vamos Aproveitar o Mundo Antes que Acabem com Ele?

Foto: Portugal - Paz- Vitor Costa

icommercepage 22 horas atrás disse:



"E gosto de tudo o que você gosta, atualmente, estou numa fase, "Vamos aproveitar esse mundo antes que eles acabem com ele".

Então você é da minha tribo, que anseia por um mundo melhor?

Que maravilha que seja assim! Até porque, como sinaliza o velho ditado: Uma andorinha só não faz verão! E se vamos querer aproveitar o mundo, o primeiro passo é tornar esse mundo melhor, o segundo é se juntar a outras andorinhas. Nosso grande equívoco é querer delegar tudo aos líderes, quando cada um de nós tem sua parte no todo, como no vôo das andorinhas, das gaivotas...

Pela história da humanidade passaram muitos seres que morreram querendo um mundo melhor. Muitos deles, em seu vôo solo, foram assassinados, como Sócrates, Gandhi, Martin Luther King, John Lennon (a lista é enorme). Outros foram presos como Osho e Willhelm Reich este último acabou morrendo na prisão. Tem ainda aqueles que deixaram esse mundo gritando por socorro como Jimi Hendrix, Janis Joplin, Elis Regina, Raul Seixas, Cássia Eller... tudo por um mundo melhor. E o que dizer da auto-destruição de Michael Jackson, rumo ao seu particular mundo melhor. No fundo, no fundo, todos querem um mundo melhor, é um anseio da natureza humana, que tantas vezes se cala, se acanha, por denotar utopia e pieguice. Mas Camus é preciso quando diz: “Na luz, o mundo continua a ser o nosso primeiro e último amor.”.

O escritor Hermann Hesse e o filósofo Heidegger nos falam da perda dos valores e do sentido do viver em comunidade, de uma vida autêntica que valha viver de verdade, da vida que a gente colhe e apreende, como se atingidos a cada momento pelo inexorável fato de que somos mortais, que é uma vida muito curta para desperdiçarmos disfarçando que não sabemos nosso destino. Estar angustiado nesse mundo é legítimo, essa angústia de ansiar por um mundo melhor, e viver a cada segundo, sua preciosidade, a preciosidade de exister e a consciência da efemeridade da existência, que os dias não são apenas dias, mas possibilidades infinitas que jamais se repetirão, dias são insubstituíveis na beleza ou na dor. Dias são para plantar, para colher, para criar, rir, amar, crescer... dias são presentes da vida, na ante sala do morrer.

com carinho Margareth


Refletindo com Hesse:
"Mas na realidade não há nenhum eu, nem mesmo no mais simples, não há uma unidade, mas um mundo plural, um pequeno firmamento, um caos de formas, de matizes, de situações, de heranças e possibilidades." Hermann Hesse

3 comentários:

  1. Olá,

    Passando para agradecer a visita e parabenizá-la pelo texto. Ficou ótimo. Seria muito bom se existissem mais pessoas no mundo desejando o melhor; não só para si, mas para todos... um melhor em forma de coletivo...

    Grande abraço e até,
    Monthiel

    ResponderExcluir
  2. Então, esse seu ponto de vista eu já havia notado quando, certa vez, com alguém próximo de mim em coma, um amigo me disse: "A gente não deve fazer nada errado, um dia a gente está em coma e não tem como voltar atrás". Eu respondi, o problema, meu amigo, é que todos nós achamos que estamos certos: Um bandido que assalta, o George Buxh invadindo o Iraque para esconder a crise nos EUA, fingindo que está atrás do Osama.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por sua visita! Enriqueça o espaço dessa procura, contribua com sua reflexão.
Ao selecionar o perfil, escolha "nome/url". Preencha seu nome e deixe o campo "url" em branco, caso não possua site ou blog.Saudações!