domingo, 26 de outubro de 2008

A vida é curta, curta a vida!!!

Noite chegou outra vez, de novo na esquina os homens estão, todos se acham imortais...”

Milton Nascimento.


Nunca é demais lembrar que a vida é curta. Lamentavelmente curta o suficiente, para que não possamos : ler todos os livros ( a bienal que o diga), assistir a todos os filmes, conhecer todos os lugares, ouvir todas as músicas, admirar todos os pássaros, fazer todo amor que desejarmos, descobrir todas as pessoas, escutar todas as poesias, não dá para completar a lista, a vida é curta para isso também.


Foto: Peter JFontijn - Espanha


Eu fico a me perguntar, como existem pessoas que encontram tempo para serem maquiavélicas. Como determinado tipo de gente consegue coragem para ser mau-caráter, sem sequer avaliar o constragimento que poderá causar em seus familiares. Já parou para pensar, a desgraça que é ser parente de um político maquiavélico, por exemplo? O estigma que persegue alguém, cujo único pecado, é ser irmão ou filho de um crápula? O sujeito, em nome de fama, poder, grana, coloca em risco, não a própria imagem, que isso (dane-se! ) é problema dele, mas expõe ao ridículo e a dor todos que estão ligados a ele por laços sanguíneos, e como se não bastasse, faz das oportunidades, o acêrvo de sua inutilidade sobre a face da terra. Pior ainda, é fazer pouco caso de Deus. Que mesmo os ateus, devem admitir, pelo menos um Deus científico, ou como se explica a mágica que rege o Universo? Ou ainda, ser um pouco inteligente para perceber, que não temos poder sobre nossas próprias vidas, que somos retirados de cena, sem a menor cerimônia ou consulta prévia. Seja lá quem fôr, Deus ou o que valha, que comanda esse mistério, o fato é que de vez em quando, não sei porque cargas d’água, manda uns sustinhos, uns piripaques por assim dizer. Aí o sujeito passa mal, cai, desmaia, corre até risco de vida, mas não adianta, ele continua a se achar imortal. Deve até pensar : “eu sou mesmo poderoso, nada me derruba! (risos)”. Sempre que penso sobre essas questões, logo, me ocorre a música de Jorge Ben, que diz : ”Se malandro soubesse, como é bom ser honesto, seria honesto por malandragem”. Desde de pequena que escuto : “desculpa de amarelão, é friagem!”. Confesso, que nunca entendi muito bem esse dito popular, mas deve ser isso, coisa de “certos políticos”, deve ser isso!


Foto: Dream of a man - Ruden Fretsbo -Espanha



Quando eu era criança e queria desenhar, me frustei na primeira tentativa, corri para reclamar com minha mãe, sobre a minha incompetência. Ela muito sábia, me disse : “ você tem que tentar várias vezes, e pegar algo como modêlo, insista, você acaba conseguindo”! Agradeço a esse conselho, que serve para tudo na vida. Não, eu não me transformei, numa exímia desenhista, apenas me viro, mas entendi, que com algum esforço, a gente pode sempre melhorar. Hoje, já crescidinha, eu te pergunto minha mãe : será que esse esforço de erros e acertos, servirá também para melhorar o caráter de “certos políticos” brasileiros? Deus permita! Deus permita!




Curta a vida, a vida é curta!
Carpe Diem!!!


Margareth Bravo







Foto :Andre Haut - Barcelona

4 comentários:

  1. A vida é curtíssima. Ainda ontem lembro que queria virar adulto, hoje queria voltar a ser criança. Como diz o ditado: os dias são longos mas os anos passam rápido.

    Parabéns pelo excelente artigo, Meg!
    Beijão e ótimo início de semana pra ti ;-)

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, há quem prefira se contentar com a maldade, em vez de buscar cultivar pouco a pouco o seu caráter, o pior é que tais pessoas, no fim da vida, tendem a morrer de amargura antes de morrerem fisicamente, há tanta magia na vida para desperdiçarmos nosso tempo com bobagens, beijos e sucesso em seu blog!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Margareth:
    Gostei muito do teu texto, pois estou nesta fase de viver o momento. Não sei se os nossos esforços poderão mudar o mundo, mas estamos aqui para sermos felizes. E isso acontece quando vivemos o momento, sem nos preocuparmos se isso vai ser melhor ou pior no futuro. Se está nos fazendo bem, e não estamos prejudicando o outro, então estamos no caminho certo. Quanto aos outros (os mau-caráter), não temos como controlá-los, resta-nos ignorá-los ou perdoá-los, e rezar para que um dia se deêm conta do mal que fizeram.
    Vou me despedir com a explanação de Rubens Alves sobre o Carpe Diem (que achei linda!): "'Carpe Diem' quer dizer 'colha o dia'. Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente."
    Beijos e uma ótima semana. :)

    ResponderExcluir

Muito obrigada por sua visita! Enriqueça o espaço dessa procura, contribua com sua reflexão.
Ao selecionar o perfil, escolha "nome/url". Preencha seu nome e deixe o campo "url" em branco, caso não possua site ou blog.Saudações!