terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Misteriosa Existência

Foto: França - Musee D'Orsay Mike G.

Ao final de mais um ano por muito que não se queira, sempre acontece de nossos pensamentos e sentimentos nos levarem a reflexão sobre nossas vidas, sobre o que temos feito dela. E observo que o nosso único e incontestável poder está em nosso coração, e assim quando nos deixamos conduzir por ele, a energia do amor nos invade e tudo ganha força e relevo, porque do amor nasce a imprescindível liberdade, porque ele nutre, contagia, cura, porque qualquer coisa sem o amor, se perde... Quando olhamos para trás, percebemos que tudo passa; maus momentos, bons momentos; a própria vida passa e tão veloz e vertiginosa! Quantos anos se passaram num segundo??? Num segundo que sequer percebemos! E o que fica realmente, são as coisas mais simples, pequeninas e singelas lembranças no inventário de nossas vidas: um abraço confortante quando sentimos dor, saudades; um sorriso cúmplice, um olhar amoroso, uma árvore, um animal, uma poesia, um cheiro de café e pão quentinho numa tarde inesquecível de nossa juventude, um dia deitado na grama olhando o céu estrelado, palavras de apoio quando nos sentimos desestimulados, uma crise de risos em família, admirar os seres amados dormindo, fotografias que máquina nenhuma pode registrar olhares, olhares, olhares... gestos... aquele dia que a chuva nos pegou de surpresa e de repente foi um grande prazer se sentir vivo, aquela tarde vendo um belíssimo pôr de sol abraçado a um amigo e tantas, tantas singelas lembranças!

Foto: México - Rosein Midair

E a vida está passando aqui e agora, indiferente frente a nossa indiferença ao fato que não podemos adiar entendimentos nem o desfrutar a própria existência em sua inapreensível grandeza e mistério - nosso destino comum. É preciso caminhar confiante, rumo ao auto-encontro com a perseverança de quem sabe que tudo é aprendizado, e então, como crianças inocentes, nós abrimos o coração para aquilo que não podemos compreender; o imponderável dessa misteriosa e admirável existência!!! Assim pasmos de tudo e perplexos, sigamos, cantando, rindo, amando, celebrando e lançando sementes para que a Grande Família Humana possa alcançar a paz! E o rio da vida continua majestoso, fluindo rumo ao Grande Oceano!!! “Paz na Terra, aos homens de boa vontade!” Obrigada Ano Velho, bem vindo Ano Novo!

Com amor, Margareth

Foto: Austrália - Drora







Cântico VI

Tu tens um medo
Acabar.
Não Vês que acaba todo dia.
Que morres no amor.
Na tristeza.
Na dúvida.
No desejo.
Que te renovas todo dia.
No amor.
Na tristeza.
Na dúvida.
No desejo.
Que és sempre outro.

Que és sempre o mesmo.
Que morrerás por idades imensas.
Até não teres medo de morrer.
E então serás eterno.
Cecília Meireles

Foto: Brasil - Jeroen Krol

22 comentários:

  1. "O dia se renova todo dia, eu envelheço cada dia, cada mês. O mundo passa por mim, todos os dias, e eu só passo pelo mundo uma vez..." - ah quem dera ter o dom para escrever assim, esses versos são de um samba de Paulinho da Viola. Perdão Paulinho nem sei se está 100% correto.
    Meg,quando comecei a ler o post, achei que esses versos tinham tudo a ver com o seu belo texto. Hoje no final da tarde, passeava pelo Aterro, contemplando tudo e estava plenamente feliz. São essas pequenas coisas que temos de melhor na vida, olhar, registrar e curtir aquele instante. Caminhava sozinho, tranquilo, admirando os coqueiros, o canto dos pássaros, e a beleza do Pão de Açucar. Parei para beber água de coco e olhando o mar e as ondas, me dei conta que faltam poucos dias para o ano terminar... e aí estamos nós, nessa misteriosa existência, sabendo que passamos aqui, pelo menos eu creio assim, uma única vez.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Margareth,

    Podemos passar por aqui uma vez,mas noutras paragens provavelmente continuaremos,pois o mistério da existência só os deuses sabem...pelo meio sabemos uma coisa,que é através do Amor que melhor existimos.
    Por isso as emoções e lembranças que mais guardamos nitidamente são as amorosas,sejam nos momentos com os outros,por um pôr de sol,uma flor,um animal correndo,uma criança brincando...

    É na Celebração da vida que devemos de concentrar no presente,fluindo-a no sentir para que ela seja o melhor possível na concórdia entre todos e na harmonia pessoal.

    Desejo uma bom Natal amiga,que a paz e alegria esteja ao teu redor,e sintas a felicidade no olhar e sorrir,
    joao

    ResponderExcluir
  3. Oi Meg, linda a sua declaração pelo amor ao amor, à humanidade pacífica e às coisas mais belas e simples que podem preencher e povoar nossas lembranças.
    Gratoa você, amiga
    tudo de bom...
    abraços fraternos
    Paz e Luz
    PS: tem selo pra você no meu blog!!!

    ResponderExcluir
  4. Sempre belos textos. Um dia conseguirei escrever assim. :-)
    Um ótimo Natal e um 2009 cheio de paz e realizações, Meg!
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Ave, Má, agora vc machucou! hehehe Essa D. Cecília foi grande, né? Além de talentosíssima, tão preocupada com a educação do Brasil, tudo o que ele mais precisa.
    E, sim, é preciso desfrutar a vida nesse instante em que ela está passando e plantar a sementinha, vai que numa dessas as pessoas se contagiam, né? A maneira como vc descreveu tudo me fez reviver vários momentos que eu já não acessava fazia tempo, obrigada por isso, querida.
    Que o seu Natal seja repleto de tudo de mais gostoso, com as pessoas mais queridas e comidiinhas muito saborosas, viu?
    E a gente se encontra até o Ano Novo. ; )
    Beijos, Má!

    ResponderExcluir
  6. Margareth

    Ja diz o outro, nesta vida não contamos as vezes que respiramos, mas sim os motivos que perdemos o folego.
    Que nós podemos ter mais momentos de falta de ar no próximo ano.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  7. Oi, Meg
    Passei para te oferecer os selos que Happy Blue repassou às Examelias.
    Espero que você goste.
    Beijos e Feliz Natal !!
    Solange

    ResponderExcluir
  8. Eu assino embaixo. Quanto mais simples as coisas da vida, mais próximas elas estão da perfeição e dos nossos corações.

    Nada marca mais que um abraço sincero!

    ResponderExcluir
  9. Olá Meg!

    Eu penso que o verdadeiro laço que liga nós humanos a terra, são os laços de carinho e respeito que sentimos por nossos semelhantes.
    Somente respeitando as diferenças podemos conviver pacificamente na terra. Porque cada ser humano é único em sua existência, e respeitar isso é a grande arte de saber viver.
    Cuidar da natureza e tornar a vida do seu semelhante melhor, é a maneira correta de celebrar a vida.
    Desejo a você um Feliz Natal e um Ano Novo de muita paz e
    prosperidade. Sucesso sempre!
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Magareth
    Obrigado pela visita ao meu blog e pelas lindas palavras que lá deixou.
    Um Santo Natal para você e para todos os que lhe são queridos.
    Bj
    Jorge

    ResponderExcluir
  11. Este texto é lindo. Acredita que não tenho outras palavras para o classificar. Está lá tudo. É poesia em prosa. Reflecte bem a pessoa que o escreve. Tem cor, traços fortes e sobretudo muito amor. Amor de verdade.

    Não procure mais Meg.
    Você já encontrou o seu blog.
    Bjs

    PS: Linkei no meu blog.

    ResponderExcluir
  12. Nada como ler palavras de sabedoria, acompanhadas de imagens belíssimas como essas.
    ... e o seu blog continua lindo ...

    ResponderExcluir
  13. Linda mensagem ,particularmente o Natal é uma época triste para mim ,portanto para não me abater e não estragar a festa dos meus familiares com o contagio desta tristeza,procuro fugir do consumismo e fazer desta data um momento de reflexão .Tua mensagem é uma fonte de inspiração.
    Um Natal iluminado e um Ano Novo repleto de lutas e vitórias para você.
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Uma mensagem poderosa e repleta de verdades. A vida é dividida por nós nesses compartimentos que chamamos de "anos". A cada ano, tudo o que passamos até então se soma as novas experiências para compor o ser magnífico que podemos ser.

    Deixar isso acontecer só depende de nós.

    Um feliz ano novo e muitas felicidades para todos nós.

    ResponderExcluir
  15. Amigos! Quero deixar aqui registrado, o quanto me sensibilizou o carinho dos comentários de todos vocês, é como um generoso afago!
    Muito obrigada mesmo!!! beijos

    ResponderExcluir
  16. Oiii

    Lembra de mim? rsss, lá do dihtt...
    Adorei o texto, acrescentaria: brisa no rosto, adoro!

    Desejo que o ano novo lhe traga muitas felicidades.

    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Claro que lembro amiga!
    Quanto a brisa e ao vento que eu também amo de paixão, estão incluídos no - e tantas, tantas singelas lembranças.Obrigada por seu carinho! Um novo ano cheio de maravihosas surpresas e generosas lembranças! beijosss

    ResponderExcluir
  18. Passei para, em cima da hora, desejar um BOM ANO.

    ResponderExcluir
  19. Prima,

    Tem um presente de fim de ano para você lá no blog, espero que goste!!

    www.jjcabeleireiros.com.br/blog.html

    ResponderExcluir
  20. Amiga, obrigada por preencher meu dia com uma mensagem tão linda. Que em 2009 sejamos ainda mais felizes!
    Beijos,
    Dri

    ResponderExcluir
  21. Oi Margareth

    Linda mensagem! Eu fico impressionado com pessoas que estão sempre reclamando de tudo. Como disseste: tudo passa e só fica em nossas lembranças aquilo que vale a pena lembrar. Muito embora as vezes momentos tristes também nos veem à memória. Mas até estes teem sua importância em nossas vidas.

    Obrigado pela visita e comentário no meu Blog!

    Abraços

    ResponderExcluir
  22. Embora eu nao seja muito fã destas coisas dos selinhos, quero dizer-lhhe que tem um no meu blog, para si com admiração.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por sua visita! Enriqueça o espaço dessa procura, contribua com sua reflexão.
Ao selecionar o perfil, escolha "nome/url". Preencha seu nome e deixe o campo "url" em branco, caso não possua site ou blog.Saudações!