domingo, 1 de novembro de 2009

Brasil, o Gigante que Dança !

Foto: Escultura do artista Geraldo Lopes( Branco) arquivo pessoal.

Mesmo em plena era da ultra comunicação, pode acontecer paradoxalmente, de algo nos escapar, de algo não chegar ao nosso conhecimento, ou chegar tardiamente, por motivos diversos, inclusive pelo excesso, pelo grande volume diário de informação, que nos mergulha num mar tantas vezes revolto de notícias e desnotícias. Pois bem, está em cima da hora, mas me sinto inquieta, e uma necessidade de divulgar como quem cumpre um dever, mas um dever do coração.

No Brasil, já há muito, criou-se o hábito de falar mal do nosso país. Isso é terrível, tanto pior quando vindo dos próprios brasileiros, na maioria das vezes desinformados sobre suas próprias potencialidades... Ah! Como o Brasil precisa de um espelho! Temos nos destacado mundialmente em vários segmentos da Ciência à Moda, da Arte ao Esporte, e isso naturalmente, só ocorre por um único motivo e mérito: o empenho de brasileiros que exercem a vontade e a cidadania, contra todas as impossibilidades, contra todos os governos e desgovernos pelos quais já passamos, contra toda política maniqueísta, todas as atitudes lesa-pátria. Nós, brasileiros, vamos driblando os obstáculos que nos impedem de enxergar nossa grandeza, nossa magnitude, e assim numa dança de improviso, abrigando cada gesto, cada possibilidade, vamos crescendo a olhos vistos, mas ainda nos falta um olhar que dê conta de tão gigante corpo-nação, que como um bailarino possuído pela Deusa da dança e da música, busca em incessante gôzo um salto para o futuro!





" Cada gesto é um pequeno mundo"

"Os corpos são o lugar da dança"




A 18ª edição do Festival Panorama de Dança 2009 está aí para confirmar minhas palavras. O Brasil vem há anos obtendo destaque no cenário internacional da dança, e foi a energia e sensibilidade de pessoas assim como o curador , crítico, e pesquisador Roberto Pereira (foto) falecido em junho, que possibilitou instruir nosso olhar para um panorama antes velado. Ele será justamente homenageado na noite de abertura do Festival.
Eu não vou me estender, já que toda a programação e as informações podem ser obtidas aqui - Festival Panorama da Dança 2009. Por favor, explorem o site, e se orgulhem como eu, dos brasileiros envolvidos nesse grande movimento da dança no Brasil! Aproveitem o impulso da dança e conheçam também, o maravilhoso site - idança.net onde encontramos tudo sobre o mundo da dança.

Pequena historinha imaginada da criação:
Deus criou o mundo, em seguida criou a dança e viu que estava tudo perfeito... dançou, dançou, dançou...
Mas como se sentiu sozinho, resolveu arranjar companhia. Então, criou Adão e depois, animado com o seu feito, de sua costela,( da costela? Não teria parte mais interessante?Não podia ser do coração?) tratou de criar Eva. Daí, logo os dois estavam dançando um pas de deux alegremente, e Deus, enciumado, e sendo já velho conhecido do assunto, resolveu dar seus pitacos de coreógrafo.
- Não, não, não dancem com a serpente!

E deu no que deu. E até hoje, os seres humanos buscam através da dança e da arte sua liberdade perdida!

obs: Acho que Deus anda repensando o caso. O único problema é que Ele tem a eternidade para pensar!

Margareth Bravo

3 comentários:

  1. Meg
    A Arte transforma e liberta e nos faz crescer. Eu sempre acreditei nisso. Quando vejo movimentos como este festival, brasileiros se destacando no cenário internacional, vejo que estamos no cmainho certo. Infelizmente há os que não acreditam no próprio país e no potencial que temos. Somos grandes, com grandes problemas, mas com força para ir além, e isto é o que vemos a cada dia.
    Quanto à criação, concordo com vc Deus deve estar meio chateado com as suas criaturas...
    beijos

    ResponderExcluir
  2. João Cardoso (Cenógrafo e Interior Designer)4 de novembro de 2009 20:43

    Muito divertido imaginar todas estas cenas in loco, lá no paraíso, Deus dando aquele ataque...rã...rã...digamos, meio suspeito (ele estava em plena crise de possessivade, não entendi se era por um dos parceiros ou ambos,o que será que houve?) em relação às liberdades "dancísticas" do casal... Whell, mas obrigado, Meg, dei descontraídas risadas e você me iluminou a noite com esta gostosa estória. Mas acrescento que, pouparíamos aquele "chilique divino" se Deus tivesse me chamado para fazer o cenário, certamente eu daria um jeito de "enjaular" aquela serpente...

    Quanto ao Festival achei excelente os espetáculos que vi no site e acho fundamental manter eventos deste nível no nosso País, sem dúvida ratifica o belo momento em que vivemos na difusão das nossas manifestações artísticas.
    Beijo, me liga!!

    ResponderExcluir
  3. Lindo blog. Mi portugues es pequeño, pero puedo apreciar la belleza de tus trabajos. Un saludo.

    ResponderExcluir

Muito obrigada por sua visita! Enriqueça o espaço dessa procura, contribua com sua reflexão.
Ao selecionar o perfil, escolha "nome/url". Preencha seu nome e deixe o campo "url" em branco, caso não possua site ou blog.Saudações!